Metodologia

A Pepita Consultoria fundamenta suas estratégias e atividades no design e condução de dinâmicas, vivências, desafios criativos, jogos cooperativos e diálogos apreciativos, a partir de diversas metodologias e ferramentas internacionalmente reconhecidas:

APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL

Potencializa o desenvolvimento dos processos afetivos, perceptivos, cognitivos e comportamentais presentes no processo de desenvolvimento pessoal e profissional.  Através do método ECIGA (experimentar, compartilhar, interpretar, generalizar e aplicar) processa a experiência das vivências chaves do grupo, compartilha relatos, sentimentos, pensamentos sobre a experiência, construção de  pontes, correlacionamento  com o trabalho e coloca em prática a aprendizagem coletiva do grupo.

INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA (IA)

Abordagem de desenvolvimento e mudança organizacional inovadora, que impulsiona integralmente o potencial humano, trabalhando com o melhor das pessoas, melhores práticas, histórias pessoais de sucesso, compartilhando imagens de futuro e apontando caminhos inovadores para criar o futuro. *Escola:  Case Western Reserve University, Cleveland, EUA & Taos Institute.

RCD – RESOLUÇÃO CRIATIVA DE DESAFIOS

É um método que integra passos racionais e estratégicos da resolução de desafios com os jogos heurísticos da ideação, percorrendo uma abordagem sistêmica: escolher o objetivo; coletar os fatos; diagnosticar o problema; gerar ideias, construir e verificar a solução e planejar a aceitação ou implementação da solução inovadora. Escola: Creative Education Foundation (CEF), método CPS foi criado por Sidney Parnes e Alex Osborn, Búfalo, NY, EUA.

Confira o ciclo de metodologias de aprendizagem experiencial utilizadas pelos facilitadores da equipe da Pepita Consultoria.

 

psico